A presidente nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Sônia Maria Zerino da Silva, será uma das principais palestrantes do VI Congresso Estadual da NCST-SC, que acontece entre os dias 23 e 25 de julho, em Nova Trento, reunindo dirigentes sindicais e lideranças de diversas regiões de Santa Catarina para debater os desafios e o futuro do movimento sindical.
Sônia participará da programação do segundo dia do congresso, quando ministrará a palestra “Participação das Mulheres na Luta Sindical”. A apresentação abordará o protagonismo feminino na defesa dos direitos trabalhistas, os avanços conquistados nas últimas décadas e os desafios para ampliar a presença das mulheres nos espaços de liderança das entidades sindicais. A expectativa da organização é de que o tema estimule o debate sobre igualdade de oportunidades e fortalecimento da representatividade feminina no movimento sindical.
A presença da dirigente nacional reforça o caráter estadual do encontro e a importância da discussão sobre inclusão, renovação das lideranças e valorização da participação das mulheres na construção das políticas sindicais. O congresso também será um espaço para troca de experiências entre sindicatos filiados, definição de estratégias de atuação e fortalecimento da unidade da categoria.
Trajetória
Sônia Maria Zerino da Silva possui uma longa história de atuação no movimento sindical brasileiro, marcada pela defesa dos direitos dos trabalhadores e pelo protagonismo em pautas voltadas às mulheres. Em dezembro de 2025, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), feito considerado histórico por ser também a primeira vez que uma mulher ocupa o comando da entidade desde sua fundação.
Antes de chegar à presidência nacional, atuou como secretária para Assuntos do Trabalho da Mulher, da Juventude e do Idoso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), construindo uma trajetória voltada ao enfrentamento das desigualdades de gênero, ao combate às diversas formas de violência contra a mulher e à ampliação da participação feminina nas organizações sindicais.
Reconhecida nacionalmente como uma das principais lideranças do sindicalismo feminino, Sônia também participou da criação do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais (FNMT-CS), espaço que reúne diferentes centrais para construir uma agenda conjunta em defesa da igualdade salarial, do combate à violência, da valorização do trabalho feminino e da ampliação da presença das mulheres nos espaços de decisão. Em suas intervenções públicas, costuma defender que um sindicalismo forte passa necessariamente pela inclusão e pelo protagonismo das trabalhadoras.
Durante sua gestão na NCST, Sônia Zerino tem reforçado o compromisso da entidade com a defesa da unicidade sindical, do fortalecimento das negociações coletivas, da valorização dos aposentados, da juventude e dos trabalhadores mais vulneráveis, além de defender um movimento sindical cada vez mais plural, democrático e representativo da realidade brasileira.



